gov.pt: A Nova App para Gerir Documentos Oficiais 02/01/2025

gov.pt: A Nova App para Gerir Documentos Oficiais

gov.pt: A Nova App para Gerir os Seus Documentos Oficiais
A conhecida aplicação id.gov.pt mudou de nome e funcionalidades, passando a chamar-se gov.pt. Esta nova app do Governo português permite aos cidadãos aceder e gerir documentos oficiais como o Cartão de Cidadão ou a Carta de Condução diretamente no telemóvel, com validade legal.

O que é a app gov.pt?
A gov.pt é a aplicação oficial da administração pública portuguesa, que substitui as antigas apps id.gov.pt e autenticação.gov. Agora, todos os serviços de identidade digital, autenticação e assinatura digital estão centralizados numa única plataforma.

Com esta app, pode:

  • Adicionar e gerir documentos oficiais: Inclua documentos como o Cartão de Cidadão, Carta de Condução e outros, que têm a mesma validade que os documentos físicos.
  • Validar documentos digitais: Utilize a app para validar documentos apresentados noutros dispositivos.

Funcionalidades Disponíveis

  1. Documentos digitais
    Guarde os seus documentos oficiais na app, facilitando o acesso e evitando a necessidade de transportar versões físicas.
  2. Assinatura digital e autenticação
    A app permite gerir várias funções da Chave Móvel Digital (CMD), como:

  • Assinar documentos em formato PDF;
  • Receber códigos de acesso;
  • Alterar dados associados à CMD;
  • Gerir autorizações e reativar certificados do Cartão de Cidadão ou da CMD.

Novidades em Breve
Nos próximos meses, a gov.pt irá integrar ainda mais serviços digitais de diferentes áreas e entidades, tornando-se um dos principais meios para interagir com os serviços públicos em Portugal.
Com esta evolução, a app gov.pt promete ser uma ferramenta essencial no dia a dia dos cidadãos, simplificando o acesso a serviços e documentos oficiais. Fique atento às novidades!

A solução simples, intuitiva, eficaz para a gestão da sua Autarquia !

GESAutarquia V2.0

Experimente Grátis!